A ocupação de cuidador integra a classificação Brasileira de ocupações - BBO sob o código 5162 - Cuidador de crianças, adultos, e idosos, sendo definido como pessoa que "cuida a partir dos objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis direitos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida". É a pessoa que presta atendimento para outra pessoa de qualquer idade, que estejam necessitando de cuidados por estar acamada, com limitação física ou mental.
Nesta perspectiva, o papel do cuidador ultrapassa o simples acompanhamento das atividades diárias dos indivíduos, sejam eles saudáveis, enfermos e/ou acamados, em situação de risco ou fragilidade, seja no domicílio ou em qualquer instituição na qual necessite de atenção ou cuidado.
Podemos destacar como próprias de sua ocupação as tarefas abaixo descritas.
- Ajudar, estimular e realizar, caso seja indispensável, as atividades de vida diária, ou seja, a higiene pessoal e bucal, alimentação, locomoção, etc.
- Cuidar do vestuário (organizar a roupa que vai ser usada, dando sempre à pessoa idosa o direito de escolha), manter o armário e os objetos de uso arrumados e nos locais habituais; e cuidar da aparência da pessoa idosa (cuidar das unhas, cabelos) de modo a aumentar a sua auto-estima
- Facilitar e estimular a comunicação com a pessoa idosa, conversando e ouvindo-a; acompanhando-a em seus passeios e incentivando-a a realizar exercícios físicos, sempre que autorizados pelos profissionais de saúde, e a participar de atividades de lazer. Desta forma, ajudará a sua inclusão social e a melhorar sua saúde.
- Acompanhar a pessoa idosa aos exames, consultas e tratamentos de saúde, e transmitir aos profissionais de saúde as mudanças no comportamento, humor ou aparecimento de alterações físicas (temperatura,pressão, sono, etc.).
- Cuidar da medicação oral da pessoa idosa, em dose e horário prescritos pelo médico. Em caso de injeções, mesmo com receita médica, é proibido ao cuidador aplicá-las. Deverá recorrer a um profissional da área de enfermagem.
- Estimular a auto-suficiência da pessoa idosa, por isto, o cuidador deverá, sempre que possível, fazer com ela e não para ela.
- Assiste a pessoa idosa a movimentar-se dentro de sua casa.
- Ajuda na higiene e cuidados pessoais do idoso (pentear, tomar banho, etc.).
- Procura proporcionar conforto e tranquilizar a pessoa idosa em situações de crise (por exemplo, quando fica agitado ou ansioso).
- Ajuda na comunicação com os outros, quando existem dificuldades para expressar-se.
- Desenvolver atividades de estímulo motor e cognitivo de acordo com orientações
- Auxiliar nas atividades de relações sociais
A cuidando em casa oferece Cuidadores para pessoas de todas as idades que estejam necessitando de cuidado temporário ou permanente. Nossos profissionais são preparados, treinados e comprometidos com a missão de tornar sua vida e a do cliente assistido, mais fácil e segura.